sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Significado de cada estrela da Bandeira do Brasil

Sabemos que para cada estrela de nossa bandeira corresponde um estado brasileiro. Com a criação de novos estados no país, se estabeleceu uma dúvida: continuaria a correspondência?

Conforme a Lei número 5.700, de 1º de setembro de 1971, essa correlação não existiria mais. Uma outra lei, no entanto, número 8.421, de 11 de maio de 1992, retificou a anterior, através da seguinte comunicação: a bandeira nacional deve ser atualizada sempre que algum estado da federação for criado ou extinto; os novos estados serão representados por novas estrelas, a serem incluídas, sem que afete a disposição estética original do desenho da primeira bandeira republicana; as que forem correspondentes a estados extintos serão retiradas, permanecendo aquela que represente um novo estado mediante a fusão.

As estrelas da bandeira brasileira
A bandeira brasileira tem 26 Estados e o Distrito Federal.
Nessa lei de 1992 consta ainda um anexo, trazendo uma lista dos estados e sua respectiva relação com as estrelas. A informação, portanto, de que essa correspondência estelar não existiria mais, deve ter se tratado de um erro de interpretação da lei de 1971.

A Lei nº 8.421, de 12 de maio de 1992, restabeleceu o significado das estrelas da Bandeira brasileira e sua representatividade.

Correspondência das estrelas da Bandeira Nacional 
com o Distrito Federal e os Estados Brasileiros



Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário